top of page

Circuito das Artes 1901

BP_19032021_Atelier1901 (13).jpg

O quê

Roda de conversa e construção coletiva do conhecimento por meio da troca de saberes entre artistas, arquitetos, consumidores e empresas parceiras, contribuindo para a divulgação da arte, artistas e suas produções. Em modalidade presencial serão 06 encontros entre os meses de outubro e dezembro de 2023. 

Sobre

Artistas trazendo a diversidade em técnicas, texturas e formatos como esculturas, pinturas, arte têxtil, murais, desenhos, obras digitais e moda apresentando detalhes sobre o processo criativo, conceitos artísticos, influências, reflexões propostas pelas obras e outras curiosidades.

Inscrições

Os talks são presencias e acontecem todas as quintas-feiras, das 14:00h as 15:30h, no Atelier 1901. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas. Inscrições encerradas.

Âncora 1

26.10.23

Túlio Pinto

Graduado em artes visuais com ênfase em escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2009). Vive e trabalha em Porto Alegre. Entre suas exposições, destacam-se Buraco no Céu (Museu Oscar Niemeyer, Curitiba/PR, 2023); Lastros e Tensões. Deformações e Acolhimento (Galeria Millan - São Paulo, 2022); Encontros Divergentes (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, Sorocaba/SP, 2021); Deformações e Acolhimento Azul e Unicórnio (Galeria Baró, São Paulo, 2016); Onloaded: Túlio Pinto (Phoenix Institute of Contemporary Art – phICA, Phoenix, Arizona-EUA, 2015); Bienal de Vancouver (Vancouver, Canadá, 2014); De Territórios, Abismos e Intenções (Projeto RS Contemporâneo – Santander Cultural Porto Alegre, Porto Alegre, 2013).

Indicado ao Prêmio PIPA 2017.

CIrcuito das Artes 1901 - Túlio Pinto

09.11.23

André Mendes

Formado em Design Gráfico pela PUC-PR. Sua pesquisa e produção são voltadas para desenho, pintura, escultura, instalações e intervenções espaciais. Interessa-lhe a materialidade da cor e seu comportamento como fluido, seu trabalho transborda e flerta também para as outras superfícies do mundo ao redor - escultórico e arquitetônico. Assume a imprecisão que permeia as práticas, e promove encontros e experiências entre técnicas e linguagens. Entre suas principais exposições individuais estão “LADOS LADOS”, 2022, no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil, onde além da exposição ministrou mais de 10 oficinas abertas ao público e visitas guiadas. “Ainda não”, 2019, Matèria Gallery, Roma, Italia, “ESTADO”, 2018, Galeria Zilda Fraletti, Curitiba, Brasil, “Antes do Fim”, 2018 Cloitre des Billettes, Paris, France. Solo Project Art Basel 2016, Galeria Ricardo Fernandes, Basel, Suíça.

Indicado ao Prêmio PIPA 2023.

CIrcuito das Artes 1901 - André Mendes

16.11.23

Alex Rocca

A potência de viver e a constante busca pela liberdade artística são o combustível para Alex Rocca produzir suas tapeçarias. Com um olhar poético para sua arte, todas as peças têm forte inspiração em referências vividas dentro de vários cenários como cinema, design de interiores e arquitetura. Sua observação através de uma lente democrática, para com o mundo e com si mesmo, é a mais importante variável desta equação.

Seu olhar permite que durante o trabalho, solitário e meditativo, o artista perceba as texturas, as cores e os padrões que o mundo apresenta.

Atelier_1901_comunidade_artistica_edited.jpg

23.11.23

Rômulo Lass

Arquiteto, artista visual, muralista e especialista na criação e produção de murais artísticos em azulejaria.

A pesquisa é o alicerce de sua criatividade. Investiga técnicas e estéticas clássicas e as reinterpreta sob um olhar contemporâneo. Desenvolve obras que contam histórias através de narrativas ou sínteses visuais, ora poéticas ora racionais. Além disso, utiliza distintas linguagens pensadas e aplicadas em concordância com as vocações físicas e espirituais de cada espaço. 

Atelier_1901_comunidade_artistica.jpg

30.11.23

Erwin Zaidowicz

Arquiteto nascido e atuante em Curitiba desde a sua formação em 2006, explora em paralelo ao seu ofício o campo das artes plástica e do design.

Em 2013 criou uma coleção de obras digitais, reveladas em diversas plataformas impressas, a qual vem explorando desde então, uma vez que a coleção é infinita assim como seu conceito.

Questionador e inconformado com a linearidade a qual todos os seres buscam estar para se resguardar, seu trabalho leva ao observador uma perspectiva distorcida, para assim buscar o paradoxo entre a origem e o fim ainda desconhecido.

Atelier_1901_comunidade_artistica_edited.jpg

07.12.23

Fred Freire

É designer, muralista e artista visual multidisciplinar.

Seus murais estão presentes em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Curitiba. Já trabalhou com marcas como O Boticário, Adidas, Ebanx, Ous, dentre outras.

Como VJ propõem experiências visuais interativas e imersivas e baseadas na estética de suas pinturas.

CIrcuito das Artes 1901 - Fred Freire

Empresas parceiras e apoiadoras do Circuito das Artes 1901

bottom of page