Edifício Muda Weefor

Local: Curitiba  |  Área total das unidades: 266,00m²  |  Ano: 2022

 

A incorporadora Weefor, grande entusiasta e apoiadora do Atelier 1901, contratou o desenvolvimento de projetos para personalização de interiores para as unidades de final 02, 04, 06 e 07 do empreendimento Muda WF, vencedor do prêmio internacional Iconic Awards na categoria "Conceito de Planejamento Urbano".

Fruto de um concurso de arquitetura promovido pela própria incorporadora, o escritório Nachtergaele Navarro Arquitetos Associados, de São Paulo, assina o projeto arquitetônico.

 A principal característica da formação profissional realizada pelo Atelier 1901, para os recém-ingressos no mercado de arquitetura, é a discussão acerca de temas diversos em encontros com arquitetos mais experientes, que se tornam mentores dos jovens profissionais. Além dos mentores, o Atelier 1901 reforça os laços com empresas parceiras, muitas delas atuando como fornecedores, promovendo capacitações técnicas necessárias para a realização da demanda específica, dentre elas estão a Adornié Ambientes, Daysi Design Marcenaria, Decorea Surfaces, Hidroforma, Momenttum, Ner Iluminação e PR Grupo Paraná.

Equipe 01 | Unidade Final 04

Proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Manuela Martins e Nathali Pot.

"A fim de aproveitar cada centímetro do apartamento de 53m², os ambientes foram projetados de modo a favorecer a funcionalidade necessária, por meio de um layout integrado que prioriza a fluidez e a versatilidade.

A paleta de cores em tons de cinza e azul transmite seriedade sem sacrificar a proposta estética moderna. 

A parede, que antes dividia a suíte e a área social, foi substituída por um móvel projetado: para o lado da sala um painel para a televisão e apoio à área de trabalho e, para o quarto, um guarda-roupa espaçoso. Os destaques da suíte são: um quadro da coleção de artes digitais do arquiteto e artista Erwin Zaidowicz e a Poltrona Vivi do Sérgio Rodrigues, idealizando um local de leitura leve e de bem-estar.

Para o forro da área social, foi escolhido um grid metálico vazado, que integra um elemento da arquitetura comercial em um ambiente residencial. Nesta estrutura, temos uma iluminação geral indireta, para que o destaque seja a iluminação cênica, que valoriza os objetos decorativos e os mobiliários, como a estante de serralheria preta com prateleiras de vidro em toda a parede de acesso. Por fim, peças assinadas como o banco Atari, de Sergio Fahrer, o sofá Sputinik de Marcos Ferreira e a mesa de jantar Volta, de Guilherme Wentz, caracterizam este projeto despojado" explicam as arquitetas.

Atelier_1901_muda_weefor_final_07
Atelier_1901_muda_weefor_final_07
Atelier_1901_muda_weefor_final_07
Atelier_1901_muda_weefor_final_07
Atelier_1901_muda_weefor_final_07
Equipe 02 | Unidade Final 07

Proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Giovanna Aizza e Luiza Sessegolo.

"O grande desafio para essa unidade de 77m² foi conseguir contemplar 03 quartos além de uma sala de estar e televisão integradas à cozinha. Para a área social algumas estratégias foram essenciais para garantir a integração: utilização de um cooktop linear e depurador embutido na ilha e a especificação do sofá tipo "ilha" que, nesse projeto, foi o modelo Hamilton da Momenttum. Os destaques ficam por conta das texturas em concreto originais da unidade e pela pela arte têxtil do artista curitibano Alex Rocca.

Na suíte master a cor banca, com acabamento brilho e fosco, predomina. No centro do ambiente a poltrona Kazz, de Luan Del Savio, completa a decoração em que o guarda-roupas é o elemento de ligação entre os espaços de acesso e descanso. Para os outros quartos optou-se por uma paleta mais quente com tons amadeirados" explicam as arquitetas.

Atelier_1901_muda_weefor_final_302
Atelier_1901_muda_weefor_final_302
Atelier_1901_muda_weefor_final_302
Atelier_1901_muda_weefor_final_302
Equipe 03 | Unidade 302

Proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Caroline Cighetti e Cíntia Good.

"O ponto de partida para o desenvolvimento da proposta foi a adega. Para acomodar até 150 garrafas está em uma posição centralizada na planta e de grande destaque. O desafio dessa planta era compor a sala de televisão com a alvenaria em ângulo original do projeto e o pilar central entre os ambientes.  Precisávamos de um sofá que fugisse das propostas ortogonais convencionais e o escolhido foi o Briand, da Momenttum, com acabamento em linho bege. Na sala de jantar a mesa Litoral, de Jacqueline Terpins, com acabamento na lâmina ice wood e o pendente Canoa, da Ner Conceito, em madeira freijó complementam o clima casual chic.

Na cozinha propusemos portas de correr de vidro e tecido com perfil de alumínio pintado. Dessa forma os clientes tem a possibilidade de manter os ambientes integrados ou, quando fechadas, ainda terão iluminação natural!

Na suíte master reforçamos o grande vão das esquadrias e propusemos um espaço de relaxamento e leitura com a utilização de futons. Cada parte foi pensada para ser efetivamente utilizada pelos clientes ou para servir como armazenamento de roupas, calçados, cobertores e almofadas" explicam as arquitetas.

Atelier_1901_muda_weefor_final_306
Atelier_1901_muda_weefor_final_306
Atelier_1901_muda_weefor_final_306
Equipe 04 | Unidade 306

Proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Ana Carolina Marques e Rafaela Cighetti.

"O lavabo centralizado no ambiente era o principal ponto de atenção na hora do desenvolvimento do projeto. Propusemos a relocação da porta de acesso desse cômodo e um revestimento em madeira em todo o volume voltado para o social acent. Dessa forma assumimos essa volumetria e mimetizamos o acesso ao lavabo.

A cozinha e lavanderia estão projetadas de forma linear em um mesmo plano sendo que, a lavanderia, está escondida atrás das portas de marcenaria não interferindo nas visual dos clientes e convidados.

Um móvel personalizado divide sala de televisão, com lareira, e um ambiente multi-uso que pode servir como quarto de hóspedes ou escritório" explicam as arquitetas.

Atelier_1901_muda_weefor_final_07_2
Atelier_1901_muda_weefor_final_07_2
Atelier_1901_muda_weefor_final_07_2
Equipe 05 | Final 07

Proposta do arquiteto incubado no Atelier 1901 Bruno Dutkievicz.

"O projeto traduz a materialidade do edifício por meio da organização geral dos espaços destacando os acabamentos que remetem a industrialização da construção, como o aço e o concreto, presentes por todo o projeto. Na área social cria-se um ambiente amplo integrando sala de estar, jantar e cozinha em uma perspectiva linear e muita iluminação natural.  A cozinha e lavanderia se mimetizam nas paredes do apartamento criando um elemento único de marcenaria. O mobiliário solto é modular e leve funcionando como o elemento de integração entre os ambientes e interlocução entre as pessoas. Grande parte das peças escolhidas são mobiliários assinados, dentre elas a cadeira HIM, criado por Fábio Novembre, como elemento focal no espaço" explica o arquiteto.