Iate Clube de Pontal do Sul

Local: Pontal do Paraná  |  Área: 450,00m²  |  Ano: 2021

O Atelier 1901 foi contratado com o objetivo de requalificar o Iate Clube de Pontal do Sul resgatando a sua função social, tendo em vista que atende de forma satisfatória sua função náutica.

A sede foi objeto de alguns estudos realizados por arquitetos incubados no Atelier 1901, que permitiram desenvolver às diretrizes de revitalização do local. Como metodologia de pesquisa foi utilizado a Desk Research, realizada em lugares onde a informação já está disponível (internet, livros e revistas), com o objetivo de agilizar o entendimento sobre o cenário da demanda em questão. 

Buscamos entender o que já existe e o que está se falando a respeito do assunto para definir o que deve ser pesquisado e como explorar motivações e necessidades mais profundas das pessoas e do cliente. Histórico do clube e das outras sedes, perspectivas contemporâneas do lazer, relevância atual do clube e os cenários paralelos foram alguns dos tópicos abordados para identificar a vocação do local e o potencial a ser explorado para que o objetivo fosse atingido: o resgate da função social.

Confira abaixo a proposta aprovada pelo Iate Clube e em fase de execução.

Iate Clube - Atelier 1901.png

Proposta dos(as) arquitetos(as) incubados(as) no Atelier 1901 Bruno Dutkievicz, Gabriel Mattos,

Isabelly Zucco, Loren Dias e Maria Luísa Nascimento.