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Labmoda Studio | Pátio Batel

Local: Curitiba  |  Área: 100,00m²  |  Ano: 2020

 

O hackathon de arquitetura para o varejo foi desenvolvido pelo Atelier 1901 em parceria com o shopping Pátio Batel para uma demanda do Labmoda, plataforma de divulgação da moda autoral do Brasil.

Durante o processo criativo a programação para os arquitetos incluía mentorias com importantes escritórios de arquitetura de Curitiba além de talks e lives relacionadas a moda autoral, cenografia, visual merchandising, vitrinismo, tecnologia, iluminação cência, dentre outros.

O projeto vencedor do novo conceito de loja física de shopping para o pós-pandemia será executado em uma loja de 100 m² no shopping Pátio Batel, em Curitiba.

Confira abaixo o projeto vencedor e os 03 finalistas.

ATELIER_1901
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ATELIER_1901
Equipe Multiverso

 

A proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Isabelly Zucco e Loren Dias, vencedoras do hackaton, propõe uma experiência imersiva que permite fazer compras sem tocar em nada! 

"Nosso projeto utiliza soluções simples e baratas, aplicadas de uma forma diferente. Além disso, foi pensado para ser um espaço adaptável às diversas necessidades de shows, palestras e de loja mesmo", conta Loren em entrevista para HAUS. A linguagem do projeto partiu do conceito de Multiverso, um termo bastante utilizado pela física que compreende diversos universos paralelos hipotéticos. "O Multiverso mostra que a nossa realidade não é o único modo de vida possível. Existem várias outras formas. E essa lição serve para o conceito de loja também", explica Isabelly também em entrevista para a mesma reportagem.
 

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Equipe Colour Pop

 

A proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Gabriella Dalla Barba e Rebeca marchini, finalistas do hackaton, tem como conceito trazer o contexto atual da pandemia ao espaço Labmoda Studio, fazendo uma releitura desconstruída da casa tornando os espaços interativos e divertidos. Os ambientes buscam enfatizar a importância da moda e do consumo consciente, destacando os produtos e trazendo informações sobre quem são os protagonistas do espaço, os estilistas.

A arquitetura, assim como na arte contemporânea, realiza processos artísticos que focam na relação com o público a fim de produzir sociabilidade e interatividade. O espaço Labmoda além ser um evento de moda autoral, ensina e incentiva a busca pela compra consciente, fugindo do conceito “fast fashion”.
 

ATELIER_1901
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Equipe Casulo da Moda

 

A proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Hevelyn Pistak, Luisa Zagonel, Maria Luísa Nascimento e Paula Tobich, finalistas do hackaton, traz do ateliê de moda, espaço de confecção de vestimentas exclusivas, o tear representado pelos fios que costuram o ambiente do Labmoda Studio. Unindo a tradição e a tecnologia, iluminaram o processo criativo da moda autoral com fios de fibra ótica coloridos.

O espaço promove uma experiência sinestésica com luzes e sons gerando sombras e contrastes para que o público possa vivenciar o ambiente em sua trama. O Casulo da Moda destaca a identidade de cada marca autoral através de cápsulas acrílicas em que a personalidade e autenticidade das marcas é preservada.

ATELIER_1901
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Equipe Prelúdio, Primeiro Ato

 

A proposta dos arquitetos incubados no Atelier 1901 Igor Cortês, Luiz Motta, Maria Fernanda Hayashi e Nágila Hachmann, finalistas do hackaton, A loja proposta cria pontes sob os vácuos causados pela pândemia. O palco se une a passarela de forma versátil ao ser posicionado de forma convidativa na vitrine permitindo que mais pessoas assistam aos eventos com segurança do corredor do mall.

Referenciando-se na reabertura de museus, a circulação da loja se torna única evitando o cruzamento de fluxo entre os visitantes. Os expositores fazem alusão ao emolduramento de obras de arte, facilitando a limpeza, valorizando e reduzindo o toque nas roupas ao mínimo. O estímulo aos demais sentidos é realizado através de
sons, cheiros, luzes, gostos e materiais em diversos pontos. As projeções e a loja virtual, composta de elementos diferentes da versão física, exibem o que não pode estar presente ressaltando o processo criativo dos designers.

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