top of page
Projeto Boa Vista

Local: Curitiba  |  Área: 350,00m²  |  Ano: 2022

 

Após adquirir o terreno em um leilão a construtora buscou o Atelier 1901 pois precisavam de uma variedade de análises, propostas e serviços específicos para atender aos seus requisitos com maior precisão .

O lote de esquina conta com área de 352,00m² e apresenta um desnível de aproximadamente 2,5m.

As premissas básicas do cliente eram: a implantação de duas unidades residenciais e duas unidades comercias (com possibilidade de integração). Após algumas semanas de capacitações técnicas e mentorias, 10 arquitetos apesentaram e defenderam as suas propostas para análise da construtora. 

Confira abaixo os 05 projetos apresentados pelos arquitetos incubados no Atelier 1901.

Atelier_1901_condominio_genipa
Atelier_1901_condominio_genipa
LOJA.Atelier_1901_condominio_genipa
Atelier_1901_condominio_genipa
Equipe 01 

Proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Giovanna Aizza e Luiza Sessegolo.

"A proposta HORIZON foi idealizada a partir do conceitos de unidade. Nos sobrados, utilizamos a linearidade a partir da horizontalidade de forma que a fachada se apresentasse em uma peça única, mesmo assim trazendo diferentes planos horizontais para completar a volumetria da residência mesmo que internamente sejam duas unidades espelhadas. Já na loja, a linearidade apresenta-se na direção vertical. Aproveitando dos limites de uma das unidades na fachada e da topografia do terreno, loca-se abaixo do sobrado, aproveitando de sua laje térrea e tendo acesso nivelado com o passeio da rua Nossa Senhora Nazaré.

O nome HORIZON nasce a partir das diretrizes projetuais acima mencionadas e pelo histórico do bairro ser conhecido por suas vistas panorâmicas e as linhas horizontais que foram uma das diretrizes do projeto." explicam as arquitetas.

Atelier_1901_projeto_boa_vista
Atelier_1901_projeto_boa_vista
Atelier_1901_projeto_boa_vista
Equipe 02 

Proposta do arquiteto incubado no Atelier 1901 Bruno Dutkievicz.

"O projeto propõe uma edificação que insere duas tipologias diferentes, residencial em série e comercial, em uma única estrutura, sem que percam seu caráter singularmente, mas que também componham uma leitura formal única em conjunto. Esse efeito é trazido a partir da manipulação de dois volumes principais que formam o embasamento e os muros da edificação, enquanto outro apoia-se sobre esse, delimitando o andar superior das unidades habitacionais. Internamente as unidades habitacionais possuem uma planta aberta e pé-direito duplo, dando a sensação de amplitude para o espaço" explica o arquiteto.

Atelier_1901_projeto_boa_vista
Atelier_1901_projeto_boa_vista
Atelier_1901_projeto_boa_vista
Atelier_1901_projeto_boa_vista
Equipe 03 

Proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Ana Paula Procopiuck, Manuela Martins e Nathali Pot.

" O projeto foi elaborado priorizando a ventilação e a iluminação natural para valorizar o terreno de esquina, criando uma edificação única e harmônica. Além da valorização estética contemporânea, o volume permite diferentes usos: um estabelecimento comercial e duas residências. Como estratégia, na primeira etapa, todo o volume foi recuado das laterais, possibilitando aberturas para todas as fachadas. A segunda etapa passou pela compreensão da topografia do terreno e como isso iria influenciar o conjunto da edificação. A conclusão foi que a garagem das residências deveria ser localizada no térreo, na parte mais alta do terreno. 
Os materiais ajudam a destacar os cheios e vazios da edificação por meio do contraste de texturas como concreto, madeira e serralheria preta, que reforçam um conceito contemporâneo enfatizado pelas aberturas altas e de esquina." " explicam as arquitetas.

Atelier_1901_projeto_boa_vista
Atelier_1901_projeto_boa_vista
Atelier_1901_projeto_boa_vista
Atelier_1901_projeto_boa_vista
Equipe 04 

Proposta do arquiteto incubado no Atelier 1901 João Zappa.

"O projeto teve como premissa promover a unidade entre as duas residências de tal maneira que pareçam só uma. Para isso, a fachada foi pensada em encaixar elementos lineares em concreto aparente, ressaltando a honestidade deste material atemporal, contrapondo ripados e venezianas em madeira, trazendo calor e equilíbrio à edificação. E, para promover maior interação com a natureza e bem estar para os moradores, o projeto abusa de floreiras e vegetação natural permeando a arquitetura." explica o arquiteto.

Atelier_1901_projeto_boa_vista
Atelier_1901_projeto_boa_vista
Atelier_1901_projeto_boa_vista
Equipe 05 

Proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Caroline Cighetti, Daniela Bennemann e Rafaela Cighetti.

"O empreendimento de uso misto segue uma linha contemporânea/industrial, utilizando formas retilíneas, volumes inteiros em conjunto com revestimentos de tijolo aparente e o cimento queimado combinado com a vegetação natural e o cobogó. O comércio concentra-se na área mais baixa do terreno, enquanto as residências foram implantadas no nível mais alto do lote." explicam as arquitetas.

bottom of page