Capacitações Técnicas | São Luiz do Purunã

sao_luiz_do_puruna_atelier_1901

Sobre o Local

Sobre o Projeto

Proposta para desenvolver um condomínio para 10 famílias em residências privadas e compartilhar espaços de convivência e atividades, como churrasqueira, piscina, academia, sauna, quadras poliesportivas, bosque, playground, etc. com o objetivo de estimular o relacionamento entre vizinhos e diluir custos de manutenção.

Uma das premissas é que o empreendimento seja projetado com materiais de baixo impacto ambiental e contenham sistemas de reaproveitamento de água e captura de energias renováveis, por exemplo.

Sobre as Capacitações

Com o objetivo de potencializar o processo de desenvolvimento do projeto e dos arquitetos envolvidos, disponibilizaremos uma agenda de workshops com apoiadores e parceiros que estejam relacionados com a demanda específica desse projeto. Confira abaixo.

01

Data/Período: 16.02 | Manhã

Carga Horária: 1:30h

Conforto Passivo

Análise das condicionantes naturais do local (orientação solar, incidência de ventos, áreas sombreadas, temperaturas, incidência de chuvas, umidade entre outros) a fim de proporcionar condições agradáveis de temperatura, acústica e luz dentro do espaço construído explorando ao máximo os recursos naturais. 

02

Data/Período: 23.02 | Manhã

Carga Horária: 1:30h

Eficiência Energética

Introduzir os principais conceitos relativos ao manejo e controle do consumo de energia nas edificações propostas possibilitando conforto térmico, visual e acústico com baixo consumo de energia.

03

Data/Período: 02.03 | Manhã

Carga Horária: 1:30h

Geração de Energia Renovável

Entender como a energia eólica, solar e biomassa estão sendo colocadas em prática na produção de energia renovável e sustentável. Analisar a localização e o consumo de energia previsto do empreendimento para melhoria de desempenho e economia.

04

Data/Período: 09.03 | Manhã

Carga Horária: 1:30h

Certificações

Conhecer os métodos e práticas verdes na qualificação de residências para certificações na construção civil,  tais como LEED Home e Certificação WELL.

05

Data/Período: 23.03 | Manhã

Carga Horária: 1:30h

Especificação de Vidros para fachadas

Entender os detalhes da aplicação e as características dos vidros além da análise de fatores como localização da estrutura, finalidade, orientação, horário de uso, desejos do cliente e as diretrizes da ABNT.

06

Data/Período: 24.03 | Manhã

Carga Horária: 1:30h

Capacitação Técnica no escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados

Escritório responsável pelo desenvolvimento do Plano de Turismo de São Luiz do Purunã e auxílio no Plano Diretor do município de Balsa Nova.

07

Data/Período: 30.03 | Manhã

Carga Horária: 1:30h

Capacitação Técnica Taipal

Empresa especializada em construção com terra, desenvolvendo e melhorando as técnicas e o uso dos recursos naturais. As obras empregam materiais altamente sustentáveis, sem tóxicos, sem desperdício e inteiramente recicláveis.

08

Data/Período: 06.04 | Manhã

Carga Horária: 1:30h

Esquadrias para edificações, desempenho e aplicações

Subsidiar o trabalho e a tomada de decisão dos profissionais envolvidos com a especificação do sistema de esquadrias, de forma a garantir o mais alto padrão de qualidade e eficiência da construção.

09

Data/Período: 13.04 | Manhã

Carga Horária: 1:30h

Construção em Steelframe e Pré Moldado em Concreto

Analisar os sistemas industrializados e altamente racionalizados. Com menor custo de execução (30% a menos se comparado com o método construtivo convencional), garante agilidade na construção, maior precisão na execução e menos impacto ao meio ambiente.

10

Data/Período: 20.04 | Manhã

Carga Horária: 1:30h

Automação Residencial

Entender como a automação residencial impacta no bem estar, conforto, segurança e economia da habitação. Controle de iluminação, áudio, vídeo, climatização, câmeras, esquadrias, eletrodomésticos, portão, etc.

11

Data/Período: 27.04 | Manhã

Carga Horária: 1:30h

Paisagismo

Orientar a elaboração e implantação de projetos de paisagismo com o objetivo de melhorar as condições de conforto ambiental, proteger o solo contra a erosão, organizar e estruturar os espaços livres projetados criando condições para a sua apropriação pelos moradores, por meio do lazer e da sua socialização.

12

Data/Período: 04.05 | Manhã

Carga Horária: 1:30h

Concepção e critérios para execução de piscinas

Entendimento do funcionamento dos diversos componentes hidráulicos, o conhecimento dos diferentes materiais e métodos construtivos, além das metodologias de concepção para o atendimento das práticas de lazer e esportiva.

O lote encontra-se no distrito de São Luiz do Purunã que abriga parte da APA (Área de Proteção Ambiental) da Escarpa Devoniana, dotada de biodiversidade e geodiversidade específicas, características estéticas e culturais únicas. Uma APA busca garantir a sustentabilidade no uso dos recursos naturais e a realização de atividades socioeconômicas sustentáveis em sinergia com a conservação da biodiversidade.