Residência Matinhos

Local: Matinhos |  Área: 155,00m²  |  Ano: 2020

 

O Projeto de Interiores, Arquitetura para edícula e intervenção na fachada para uma residência unifamiliar localizada no litoral paranaense foi elaborado na modalidade Hackaton (concurso de ideias) aberto a todos os arquitetos e urbanistas incubados em nossa comunidade. A cliente buscou o Atelier 1901 pela possibilidade de apresentar a sua demanda específica e receber várias propostas, cada uma delas desenvolvidas por profissionais diferentes.

A escolha do vencedor é realizada pela cliente a partir da apresentação dos projetos pelos autores.

O processo é muito democrático e totalmente transparente.

Confira abaixo as 05 propostas apresentadas.

Atelier_1901_residecia_matinhos
Equipe 01

Proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Isabelly Zucco e Loren Dias.

" Propusemos uma nova fachada que traz uma composição mais equilibrada esteticamente e resolve as necessidades atuais dos clientes. Escolhemos tons claros e a utilização de pedra em pontos específicos para valorizar o revestimento. Internamente expandimos uma parte da casa para aumentar a área social, além de integrar as áreas sociais internas com o estar externo/churrasqueira. Sugerimos a construção de um ambiente a mais que poderá ser utilizado, ora como quarto de hóspedes, ora como ambiente de trabalho para a cliente.  Na Na fração posterior do lote o projeto de uma edícula com função de oficina para a fabricação das pranchas de surf. A família precisava de ambientes funcionais e otimizados, por isso pensamos na versatilidade das marcenarias, podendo ser adaptadas para uma ou mais funções. O principal objetivo de todo o projeto foi criar uma casa que suprisse a demanda e a rotina dos usuários, e que além disso fosse um lugar pensado a longo prazo. Um projeto fácil de adaptar para novas necessidades ".

Atelier_1901_residecia_matinhos
Equipe 02

Proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Luisa Zagonel, Natália Cunha e Paula Tobich

"A disposição original da residência não atendia as necessidades da família, relacionadas a praticidade e aconchego. Para alcançar isso, foi proposta a demolição de algumas paredes. Buscou-se quebrar o mínimo possível. As paredes que serão construídas melhoram a distribuição das áreas ( ambientes integrados, mais um quarto e aumento do quarto do casal, espaço gourmet e oficina e lavanderia na área externa)".

Equipe 03

Proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Gabriella Dalla e Rebeca Marchini. 

" Buscamos trazer para o projeto espaços bem integrados que permitem experiências únicas do convívio em família, proporcionando ambientes funcionais e agradáveis para moradia. A personalidade de cada pessoa que mora na casa foi interpretada e aplicada ao projeto para deixar o ambiente mais aconchegante e especial ".

Equipe 04

Proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Fernanda Camacho e Maria Luísa Nascimento.

" O objetivo do projeto é refletir a cultura familiar, a união e manter a integração espacial na casa. Optamos por transformar a área comum no coração da casa, por ser o espaço de maior uso e para que a família possa receber seus familiares e amigos de braços abertos. Escolhemos colocar as salas no centro unindo os ambientes e conectando-as diretamente à edícula exterior que é uma extensão do espaço de convívio e lazer ".

Equipe 05

Proposta da arquiteta incubada no Atelier 1901 Larissa Morsink.

" A proposta foi privilegiar a convivência de familiares e amigos. Imagine as crianças brincando pelos ambientes enquanto os adultos conversam. Por isso, os espaços são versáteis, as circulações generosas e os tons contribuem para um clima convidativo. Na proposta de arquitetura aproveitamos toda luz natural para os ambientes integrando a casa com a área externa ".