Residência Boulevard

Local: Curitiba  |  Área: 275,00m²  |  Ano: 2022

 

O casal de clientes com dois filhos comprou o terreno localizado em um condomínio fechado na cidade de Curitiba com o intuito de construir a casa que sempre sonharam. Nunca haviam contratado arquitetos e estavam em busca de profissionais da área que pudessem traduzir as necessidades da família e materializar o projeto. Nesse momento que entraram em contato com o Atelier 1901, pois sabiam que receberiam uma variedade de análises e propostas realizadas por profissionais habilitados para atender aos seus requisitos com mais precisão e com propostas coerentes a sua disponibilidade de tempo e investimento.

Confira abaixo as 05 propostas apresentadas pelos arquitetos incubados no Atelier 1901.

Atelier_1901_residencia_boulevard
Atelier_1901_residencia_boulevard
Atelier_1901_residencia_boulevard
Atelier_1901_residencia_boulevard
Atelier_1901_residencia_boulevard
Atelier_1901_residencia_boulevard
Equipe 01 

Proposta dos arquitetos incubados no Atelier 1901 Bruno Dutkievicz e Rafaella Caldart.

"A residência toma forma a partir da divisão entre as áreas de convívio (de longa permanência) e as áreas de serviço (localizadas junto ao núcleo de circulação vertical). Funcionam de forma independentes e suas circulações são separadas. A necessidade de trazer iluminação e ventilação natural para os espaços internos gerou grandes aberturas nas fachadas frontal e posterior, protegidas por elementos que proporcionam sombreamento e privacidade (com a opção de cobogós ou peineis móveis vazados). A fachada da casa é resultado da divisão interna dos ambientes e da necessidade de aberturas, resultando em uma volumetria leve e elegante que complementa a experiencia da família" explicam os arquitetos.

Atelier_1901_residencia_boulevard
Atelier_1901_residencia_boulevard
Equipe 02 

Proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Giovanna Aizza e Luiza Sessegolo.

"Desenhada com elementos puros e lineares, vista de fora, a casa modernista apresenta-se como um refúgio, sólido, privativo e intimista. Assumindo a pureza dos materiais, revestida com uma peleta sóbria e equilibrada, abraça contrastes quando, ao adentrar, emoldura o verde da natureza disposto em um jardim central. A proposta é constituída com os cômodos integrados e conectados ao redor do jardim, permitindo a sensação de estar fora de casa mesmo estando dentro dela, favorecendo a entrada de ventilação e iluminação natural. A vista externa se abre para dentro dos espaços a partir também dos elementos vazados na fachada, que além de permitir a passagem de luz natural, criam um jogo de luz e sombra e garante a privacidade dos moradores. A estrutura da casa permite também, a criação de terraços/varandas, abertas a partir de grandes aberturas com vistas para o jardim." explicam as arquitetas.

Atelier_1901_residencia_boulevard
Atelier_1901_residencia_boulevard
Atelier_1901_residencia_boulevard
Equipe 03 

Proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Ana Paula Procopiuck, Manuela Martins e Nathali Pot.

De volumetria assimétrica, o projeto é o resultado de estudos em cima de um terreno vazio, seguindo os parâmetros desejados pelos proprietários e respeitando as condicionantes impostas. Com o objetivo de unir ambientes funcionais e espaçosos com ventilação e iluminação natural, propusemos uma arquitetura com recortes em seu volume priorizando estas características, compondo assim, uma fachada plural e heterogênea. Com um toque industrial, os acabamentos são um contraponto entre si. Para a maior porção horizontal do projeto, o concreto e os tons de cinza refletem a rigidez e a sobriedade. Como um equilíbrio, o volume mais verticalizado, que abrange os banheiros e a circulação vertical, é revestido com tijolinhos cerâmicos aparentes, trazendo a cor quente para a fachada de modo a destacar a vivacidade comparada ao concreto. Este volume, mais recuado em relação ao outro, torna-se o ponto central da composição" explicam as arquitetas.

Atelier_1901_residencia_boulevard
Atelier_1901_residencia_boulevard
Atelier_1901_residencia_boulevard
Equipe 04 

Proposta do arquiteto incubado no Atelier 1901 João Zappa.

"Buscando conciliar o extenso programa de necessidades em um terreno compacto, e sem abrir mão de conforto e sofisticação, as estratégias para o projeto arquitetônico se concentraram em prover iluminação e ventilação natural para todos os ambientes sociais e íntimos, preservando a privacidade dos moradores. A resultante destas diretrizes foi uma arquitetura elegante, esbelta e fachada marcante. O concreto aparente, extensamente aproveitado, demarca a singularidade das lâminas que envolvem o pavimento superior, assim como os volumes secundários. Em paralelo ao projeto arquitetônico, o interior foi pensado de maneira a otimizar a demarcação dos ambientes junto à criação dos mobiliários planejados, e escolha pontual de iluminação, revestimentos, e mobiliário solto, de maneira a contemplar toda a arquitetura" explica o arquiteto.

Atelier_1901_residencia_boulevard
Atelier_1901_residencia_boulevard
Atelier_1901_residencia_boulevard
Equipe 05 

Proposta das arquitetas incubadas no Atelier 1901 Ana Carolina Marques, Caroline Cighetti, Daniela Bennemann e Rafaela Cighetti.

"O projeto tem a intenção de trazer funcionalidade e conforto aos clientes, contemplando uma proposta contemporânea por meio da utilização de formas retilíneas e materiais naturais - como a madeira em grandes planos, pedra e concreto em detalhes pontuais. A planta consiste em uma setorização da área íntima no pavimento superior e integração dos ambientes da área social através de grandes aberturas para a área externa, permitindo um melhor fluxo para os moradores." explicam as arquitetas.